Por trás do Projeto - Bravo!Brew
Por trás do Projeto - Bravo!Brew
Há cerca de um ano, a eidee criou a Bravo!Brew, uma marca focada em cerveja artesanal. Como um projeto financiado pelo edital Tecnova, da Finep, a Bravo!Brew nasceu com o objetivo de difundir o conhecimento e prática da produção de cerveja por meio da disponibilização de serviços de brassagem, palestras e conteúdo.

A identidade visual da Bravo!Brew foi fruto de uma longa pesquisa em torno dos conceitos que envolvem a fabricação de cerveja. Antes de tudo, quando ainda não havia o logotipo, a primeira coisa a ser feita foi encontrar um conceito que se adequasse à ideia de compartilhamento de informações, já que a principal proposta da marca é justamente a difusão do conhecimento sobre cerveja. A partir disso, a busca se estendeu para a história da cerveja, chegando rapidamente até a cultura dos povos nórdicos, em que a cerveja tinha um papel importantíssimo, ou até mesmo mágico. Há uma infinidade de elementos nestas culturas que remetem à cerveja, como deusas, poemas épicos e objetos.

img 6

Uma curiosidade entre estes elementos são os brewing sticks, cajados de madeira que eram utilizados para misturar o líquido pelas mulheres encarregadas de produzir cerveja. Estes cajados eram armazenados em baixas condições de higiene, criando um ambiente propício para cultura de fungos como a levedura, que acabava sendo transferida para a bebida e, posteriormente, gerando a fermentação que resultava no álcool. Como até o século XIX não havia ideia do que causava a fermentação na cerveja, estes cajados eram dados como mágicos, a ponto de cada família possuir o seu.
img-02
Entretanto, este não foi o elemento principal que culminou no desenho do logotipo. O chifre de ponta-cabeça cheio de cerveja era utilizado como um copo coletivo em rodas de conversa destes povos nórdicos, onde se perpetuavam histórias e tradições. O repassar deste “copo”, de um para o outro, simboliza o compartilhamento do conhecimento em um benefício mútuo, uma troca igual. img-01
 Bravo! remete não só a um elogio, a um resultado perfeito, mas também a bravura e persistência de um povo que soube perpetuar e adaptar sua cultura até os dias de hoje. É um termo de origem latina que conserva o seu significado e é presente em diversas línguas, latinas ou não. A representação segue um estilo minimalista e se utiliza de 3 cores: o vermelho, o amarelo e o creme. Composta por uma fonte serifada, a Klinic Slab, a seção tipográfica da marca carrega em si o rústico desta origem conceitual aliado à estética técnica contemporânea. A Bravo!Brew hoje procura atender cada vez mais a sua origem e fazer jus ao seu conceito, ganhando espaço no cenário cervejeiro e sempre buscando oferecer ao seu público com novidades.
Conheça melhor a Bravo!Brew nos links abaixo:

Bravo!Brew – Home
Loja Virtual Bravo!Brew
Facebook
Instagram
contato

Eidee Design
Rua Serra de Itatiaia, 85
Londrina, Paraná

contato@eidee.com.br

+55 43 3348 1011

© 2017 Eidee Ind. e Com. de Quip. de Eficiência Energética LTDA. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por